ÉS SOCIAL GUIÃO PEDAGÓGICO DO DOCUMENTÁRIO

Resumo :

Este guião foi elaborado com o intuito de fornecer pistas para a exploração pedagógica do documentário ÉS SOCIAL, sugerindo caminhos para debater e complementar os conteúdos do filme. Percorrem-se temas como o empreendedorismo social, as organizações do terceiro setor, a inovação social, a inovação organizacional, o desenvolvimento local, entre outros.

Neste documentário encontramos testemunhos de profissionais do terceiro setor, académicos e outras pessoas com percursos de vida e experiências profissionais significativas no âmbito do empreendedorismo social ou com ele relacionado. Ele transporta-nos para o contexto real de implementação de projetos e iniciativas socialmente empreendedoras em Portugal, assentes na inovação social e organizacional, na sustentabilidade económica, social e ambiental, com objetivos de criação de valor social, territorialmente enraizado e consagrado nomeadamente na mudança de atitudes, comportamentos e modos de vida.

Este guião não é mais do que um instrumento de apoio que percorre os vários temas ilustrados no documentário e apresenta sugestões de debate e de pesquisa que permitam orientar a visualização do mesmo. Dirige-se a formadores em geral, a docentes do ensino secundário, a professores universitários, a profissionais do terceiro setor e a outros facilitadores interessados em explorar os conteúdos do filme.

És Social - Chapter 1

És Social - Chapter 2

És Social - Chapter 3