Manual : Sistematização de experiências da Economia Solidária. Referenciais, etapas e ferramentas para o processo de sistematização.

abril 2012

Download : PDF (4,7 MiB)

Resumo :

Quando falamos de sistematização de experiências voltadas para práticas de trabalho associado temos em vista a construção e o fortalecimento da Economia Solidária (ES). Como educadoras(es) e agentes de Economia Solidária, nosso trabalho precisa contribuir para esse objetivo, provocando nas(os) trabalhadoras(es) reflexões sobre seu trabalho, sobre mudanças e saberes originados a partir dele, bem como sobre as transformações necessárias na sociedade. O desafio que temos está em participar de maneira ativa dessa transformação, e não somente realizar mobilizações ou atividades formativas.

Uma preocupação presente no movimento de Economia Solidária está no fato de muitas vezes colocarmos mais ênfase no ativismo do que na reflexão. Nessa perspectiva, a sistematização apresenta-se como um instrumento de reapropriação crítica da realidade com o objetivo de transformação social. Quando os(as) trabalhadores(as)/ educadores(as) não refletem sobre sua prática, alienam-se de seu processo de trabalho, deixam de perceber a singularidade dessa vivência e de relacionar a própria ação com o contexto em que estão inseridos(as).

Fontes :

cirandas.net