O que é a inovação social?

A inovação social consiste em uma ruptura na maneira de fazer as coisas, um elemento inovador em um contexto dado. Ela representa uma descontinuidade com relação às soluções habitualmente oferecidas e fornece uma resposta criativa a problemas de tipo econômico e social, não satisfeitos nem pelo mercado nem pelo Estado. Portanto, ela contribui para o bem-estar das pessoas e das comunidades.

A inovação social pode assumir várias formas que não possuem características comuns. A empresa social e as diversas iniciativas da economia social e solidária tanto no Sul quanto no Norte se inscrevem em parte nessa visão. Elas são inovadoras na abordagem dos problemas sociais (definição do problema, identificação das causas e das soluções), mas também na implementação dos processos de mudança, visto que elas incorporam novas ideias, novos conceitos, novos produtos e serviços, novas práticas, novas formas de avaliação.

Além do amplo leque de novas respostas aos problemas sociais identificados (financiamento solidário contra a exclusão social, por exemplo, mas também inserção no mercado de trabalho, moedas locais, redes de pequenos produtores para o comércio justo), as iniciativas da ESS são inovadoras na sua forma de gerenciamento do poder (democratização das empresas), e de organização do capital humano e dos recursos. Elas se baseiam na cooperação entre uma diversidade de atores, entre os quais se encontram os atores institucionais, e podem ter incidência no estabelecimento de políticas públicas regionais ou nacionais, elas mesmas inovadoras. Por outro lado, através da aquisição de aprendizagens, a troca de informações e a prática da solidariedade, elas oferecem as ferramentas para a redução da dependência e para o aprofundamento da autonomia das pessoas.

No longo prazo, e se ela for desenvolvida por movimentos sociais suficientemente poderosos, a inovação social, por seu questionamento aos modos de ação, pela implementação de estratégias diversificadas, e pela autonomia das pessoas, pode chegar a ser uma fonte de transformação social e uma impulsora da mudança.

Uma tese

Uma palestra